cover
Tocando Agora:

ADS 2 Topo

Instituto Hélice anuncia Laboratório de Inteligência Artificial para a Serra Gaúcha

Com o objetivo de tornar a Serra Gaúcha uma referência global em inovação, o Instituto Hélice está anunciando uma série de melhorias em seus produtos, serviços e modelo de atuação.

Instituto Hélice anuncia Laboratório de Inteligência Artificial para a Serra Gaúcha
Instituto Hélice anuncia Laboratório de Inteligência Artificial para a Serra Gaúcha (Foto: Reprodução)

Uma das principais novidades é a criação do Laboratório de Inteligência Artificial (Lab IA Hélice), uma iniciativa inédita que oferecerá aos associados um programa de capacitação, ambientes de prototipação com uso de tecnologia, e foco em automações e ganhos de produtividade. Os encontros mensais terão início em março.


O Lab IA Hélice contará com tecnologia e expertise da empresa DB, e as capacitações serão realizadas pela Conexo, onde o laboratório estará sediado, em Caxias do Sul. O espaço abrigará um fórum para discussões e troca de estratégias relacionadas à tecnologia, mentorias com especialistas para utilizar a IA como diferencial competitivo, treinamentos para as equipes na aplicação de ferramentas de IA, e um ambiente para testagem e compartilhamento de experiências.


“Tudo isso estará ao alcance das empresas associadas ao Instituto, que segue de portas abertas para receber organizações interessadas. Podemos destacar algumas aplicações do laboratório, como na logística, com o controle de movimentos; na jornada do cliente em empresas de qualquer segmento; na manufatura inteligente; na gestão de estoques com algoritmos que preveem a demanda e otimizam o abastecimento, evitando desperdícios; e ainda na manutenção preditiva com sensores IoT e IA que monitoram equipamentos em tempo real, prevendo falhas e reduzindo paradas e custos”, explica Salissa Paes, diretora-executiva do Hélice.


Novo Posicionamento


A partir de 2025, o Hélice passará a adotar um novo modelo de operação focado no fomento à inovação e ao empreendedorismo, sem a necessidade de um espaço físico específico. Assim, o Instituto deixará de operar como um hub, passando a homologar espaços de inovação na Serra Gaúcha e criando uma rede descentralizada de casas do Hélice.


Além do Lab IA Hélice, o Instituto também criará um espaço online para associados, chamado Comunidade Hélice. Este ambiente facilitará a troca de experiências, o compartilhamento de aprendizados e a realização de conexões, oferecendo conteúdos exclusivos de especialistas parceiros e apresentando boas práticas de inovação na Serra Gaúcha.


Historicamente, o Hélice tem buscado soluções tecnológicas no mercado de startups para atender às necessidades de seus associados. Agora, o Instituto promoverá hackathons: encontros temáticos para resolver problemas de empresas com desafios semelhantes, com a participação de especialistas convidados. O objetivo será a busca colaborativa por soluções que beneficiem diversas empresas.


O Instituto também promoverá uma Comunidade de Boas Práticas e Visitas Institucionais, com o intuito de apresentar empresas e cases inovadores, ampliando o engajamento dos associados e demonstrando o potencial de inovação na região. Os produtos do Hélice, como o diagnóstico e acompanhamento do nível de inovação das empresas associadas, estarão disponíveis na plataforma Comunidade Hélice, com uma curadoria de capacitações e serviços para ajudar as empresas a economizar tempo e recursos ao fortalecer sua cultura de inovação.


“Estamos constantemente olhando para nossos serviços, processos, necessidades dos associados e tendências globais, buscando ser protagonistas e pioneiros em novas frentes. As mudanças e renovações são frequentes porque estamos sempre nos adaptando ao mercado”, ressalta Salissa.


A atuação do Instituto Hélice não se limita às empresas associadas, mas também alcança toda a Serra Gaúcha. “Temos ações voltadas para a comunidade e vamos ampliar iniciativas como o Hélice Conecta nos municípios, além de oferecer cursos e formações, como a Escola da Inovação, entre outras ações semelhantes”, finaliza.


Foto: Luis Bisol

Ascom Instituto Hélice

Comentários (0)